sábado, 20 de novembro de 2010

THE BEATLES: INVASÃO BRITÂNICA NO MUNDO.

McCartney, Lennon, Ringo e Harrison – os Fab Four que inspiraram os anos 60 e se tornaram símbolos do período cultural mais rico do Século XX.

Por Francieli Parenti



Anos 60. Guerra do Vietnã. Os jovens viviam o desencanto, a confusão, a descrença. Em meio a este clima, eis que quatro rapazes nascidos em Livepool na Inglaterra se encontraram. E tocaram. Tocaram o som da libertação. Cantaram o amor, a paz... As garotas enlouqueceram com aqueles jovens bem vestidos. Os moços imitavam tudo. Assim, os Beatles não mudaram apenas a história da música, mas influenciaram e continuam influenciando gerações.
Influenciados por ícones do rock n´roll como Elvis Presley, Buddy Holly, Carl Perkins e Little Richard e também por música negra, os Beatles se serviam desses artistas como matéria prima para se construir uma nova maneira de compor e cantar.
Vindos da classe operária, os quatro Beatles não teriam um futuro dos mais glamourosos. Afinal, como os Rolling Stones já cantaram em Street Fighting Man “o que mais um garoto pode fazer se não tocar numa banda de rock?” Quando foram convidados para tocar na zona de meretrício, foi como se tivessem ganho na loteria.
O primeiro álbum, lançado em 63, Please Please Me obteve o primeiro lugar nas paradas musicais. Eles eram arrumadinhos demais e com suas letras inocentes, não representavam perigo para a castidade das filhas. Foi o lançamento para o mundo sedento por ídolos: Elvis tinha deixado o Exercito e se aventurava em filmes pouco convincentes; Chuck Berry cumpria pena e Little Richars estava numa fase gospel – era o início da Beatlemania.
Os Beatles cresceram em vários aspectos, um deles é a musicalidade dos discos. O último disco intitulado Abbey Road, de 69, é considerado a obra prima dos Fab Four e não é difícil entender o porquê de tanto sucesso. O Beatles estavam em sua melhor forma como músicos e compositores. Todos eles participaram da composição do disco, saindo do tradicional dueto Lennon/McCartney.
É desse disco canções pesadas como I Want You (She´s So Heavy) e Come Togueter, mostrando a verve roqueira de Lennon; a bucólica Here Comes the Sun e a romântica Something, duas grandes composições de Harrison. Ringo Star colabora com Octopu´s Gardem e faz até um solo de bateria em The End. McCartney também chega ao seu grande momento autoral com Oh! Darling. Abbey Road se tornou o testamento do quarteto, sete meses após seu lançamento, McCartney anuncia a dissolução do grupo. Só nos Estados Unidos o disco vendeu 5 milhões de cópias.
Eles cresceram dentro do grupo como instrumentistas e como pessoas, com interesses pessoais acima do grupo e como é natural, os problemas de relacionamento também surgiram. O clima na gravação do ultimo disco não era dos melhores – estavam brigados. Por algumas semanas, os quatro superaram as diferenças e se esforçaram para lançar algo digno de sua obra.
Após o fenômeno Beatlemania, as idéias sobre amor, sexo, religião e moda nunca mais foram as mesmas. Elas influenciam até hoje a atitude e o comportamento dos jovens no mundo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário